terça-feira, 7 de abril de 2015

 Biografias Inspiradoras


Quantas vezes observamos alguém e nos admiramos com o seu carisma, talento, auto-confiança, optimismo, sucesso alcançado na vida, altruísmo, etc.?
Ultimamente vivo procurando, fuçando pela net e até mesmo histórias de pessoas próximas a mim incentivadoras e confesso, depois que parei um pouco para escutar algumas histórias de determinadas pessoas sinto-me animada e mais encorajada procurando não ficar reclamando das coisas que acontecem comigo sem eu ter planejado e até mesmo as lutas que já enfrentei e algumas que ainda tenho que enfrentar. A palavra tem sido GRATIDÃO e resolvi sair por aí buscando histórias reais de superação. E essa é espetacular!!!!

Ler a biografia destas pessoas pode ser inspirador e motivar-nos a tentar alcançar os objetivos que conduzem à nossa realização pessoal. Podemos aprender com os seus exemplos de persistência e tirar lições da forma como estes lidaram com adversidades.

Uma das pessoas que me inspira é a Oprah Winfrey. Já repararam como ela tinha todas as desculpas, para que a sua vida fosse um fracasso? Nasceu numa família pobre, filha de pais separados, negra numa América racista, vítima de violência doméstica, abusada sexualmente por familiares, com problemas de peso... Deprimida e após de anos de abuso, Oprah fugiu de casa iniciando-se no mundo das drogas e levando uma vida promíscua. Acabou por ser mãe aos 14 anos, tendo o filho morrido após o nascimento. Quem imaginaria que com um passado destes, ela teria um futuro tão promissor?

««»»

Eis as lições que podem ser retiradas da biografia de Oprah Winfrey:

- Não ficar a remoer no passado – Deve-se sim fazer as escolhas que nos parecem mais acertadas no presente e com isso, mudar o futuro.
- Ler muito - A educação ajuda a alterar os nossos pensamentos e crenças, bem como a motivar-nos a criar mudanças pessoais. Como refere a própria Oprah “Foi a educação que me libertou. A capacidade de ler salvou a minha vida. (…) Sabia que havia outra vida porque a tinha lido”.
- Para desenvolver um talento, há que praticar – O talento de Oprah para a comunicação começou desde bem pequena, quando discursava textos bíblicos na igreja. Desde aí desenvolveu várias actividades ligadas à comunicação, melhorando as suas competências nesta área.
- Inspirar-se em pessoas que alcançaram os seus sonhos – Aos 16 anos leu a biografia da poetisa Maya Angelou, igualmente vítima de abuso sexual. A forma como superou o trauma, foi um exemplo que inspirou Oprah.
- Responsabilizar-se pelo seu sucesso pessoal – Isto implica pôr de lado a crença de que dependemos exclusivamente de factores externos, para alcançarmos os nossos objectivos.
- Dizer não quando é necessário, e sem sentimento de culpa – Na altura de fazer escolhas, a apresentadora tenta pensar no que é melhor para o seu propósito de vida. E isso significa que por vezes tem de dizer não.
- O objetivo no qual nos devemos focar, deve ser o nosso propósito de vida (o objetivo principal não deve ser o dinheiro) – Para sermos felizes o dinheiro deve chegar como resultado do nosso propósito de vida. O dinheiro pode ser um caminho para a felicidade (objetivo secundário), mas nunca a própria felicidade (objetivo principal).
- Rodear-se de boas pessoas e afastar-se de pessoas traiçoeiras – O positivismo ou negativismo dos que nos rodeiam, contagia o nosso estado de espírito e influencia a nossa motivação (ou falta dela) para lutarmos pelos nossos sonhos.
- Não se pode agradar a toda a gente – Por isso é importante viver em função do nosso propósito de vida. Se não fizermos as nossas próprias escolhas, alguém o fará por nós.
- Ser solidário - Para além de várias participações em campanhas de solidariedade, Oprah abriu uma escola em África do Sul para meninas que vivem em pobreza extrema. O fato de fazermos alguém feliz, aumentará a nossa própria felicidade.
- Nunca desistir de fazer tudo para ser feliz – Se a própria sorte pode ditar o sucesso no alcançar de sonhos, quanto mais persistente formos, mais hipóteses teremos de encontrar circunstâncias que podem mudar a nossa vida.

««»»

Este foi só um exemplo de como a biografia de alguém nos pode ensinar lições de vida. Tantas outras pessoas, mais ou menos conhecidas, poderão ser uma fonte de inspiração para nós. O que é importante reter, é o quanto estas leituras podem ser encorajadoras para o nosso dia-a-dia. Quanta coisa pode mudar!!!

Se alguém conseguiu dar volta por cima, nós também podemos conseguir!Foto: Google images – Autor não identificado

2 comentários:

Calu Barros disse...

Sem sombra de dúvida, biografias assim, espelham os bons exemplos a inspirar boas ações na vida.
Tbém aprecio a Oprah.

Bjos, Allê.
Calu

Allecoruja disse...

Olá!!
Eu tbm aprecio muito!
Biografias inspiradoras que ás vezes nos ajudam no dia-a-dia que é tão complexo em certos momentos.
Agradeço a visita!!
Bjsssssssssss