sexta-feira, 20 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

Acabei de descobrir que hoje, 20 de março, é 
DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE.



Instituído pela ONU em 2012.
A celebração não é então uma "velha senhora",
é uma menininha.
Então,
para VOCÊ, amigo, neste dia, 
a encantadora poesia de Myrtes Mathias:

SE TODAS AS GENTES SE DESSEM AS MÃOS

Pessoalmente, não posso fazer feliz toda humanidade.
São bilhões de pessoas,
de almas aflitas e apáticas
que em mil línguas e dialetos
trazem-me à mente a tragédia da minha limitação..
Habitam o cume dos montes,
o fundo do abismo,
isoladas ilhas no grande mar da vida,
onde só se chega 
pela estreita ponte da renúncia,
pelo incômodo barco da tolerância
para com as fraquezas do próximo.

Mas atravessando a ponte, tomando o barco,
ou usando cordas de boa vontade,
posso levar felicidade
àquele que está perto de mim.
Basta, às vezes, um alegre bom dia,
um sorriso amigo, 
um elogio sincero,
um "era exatamente isto que eu desejava"
ao receber mais uma peça
para meu acervo de lembranças
sem utilidade prática, boas para o coração.

Pessoalmente, não posso fazer feliz
toda a humanidade,
mas louvado seja Deus,
posso estender a mão
ao que está perto de mim
e passar-lhe um pouco da felicidade
que me enche o coração.
Bastará que o gesto seja imitado
para que a felicidade passe adiante,
a corrente se estabeleça ao redor da terra
fazendo o fim, das guerras,
dos preconceitos de raça,
das divisões em castas, línguas e religiões.
Até seria possível.
quais crianças felizes,
"brincar-se de roda em volta do mundo
se todas gentes se dessem as mãos".

Nenhum comentário: