segunda-feira, 30 de junho de 2014

Refletindo

Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

por Kleber Oliveira


Guru-Espejito-Espejito
Guru-Espejito-Espejito-1





De duck face a mãozinha no queixo, o ilustrador mexicano César Moreno criou uma série de ilustrações sobre madeira onde mostra o conceito favorito de fotografias de perfil no facebook tiradas na frente do espelho com celulares modernos. A série se chama “Espelho, espelho”, fazendo referência a famosa frase “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”.








Narciso era uma criança tão linda, mas tão linda que sua mãe não deixava-o em paz. O nome da "donzela" era Liríope - segundo a mitologia grega. A "Lili"estava muito preocupada com o excesso de beleza do filhinho (qual a mãe que não acha que seu filho é o mais bonito do mundo?), então encaminha-o ao sábio Tirésias (não podia ser João, assim era mais fácil).
Guru-Espejito-Espejito-2
O sábio rapidamente dá a resposta para evitar o reencontro com o "lindinho"(vai que ele se apaixona pelo menino também?). Sábio diz "o menino só teria  uma vida longa se jamais visse a própria imagem." O menino era cego? Como não ver a imagem? Ah, não havia espelho na época, só pode ser isso.

Guru-Espejito-Espejito-4
Voltamos à estória ou história, como queiram;  Passados alguns anos, já na adolescência, Narciso que não era tão devagar assim, mas muito soberbo, um belo dia, passeando pelos campos e jardins primaveris, uma jovem de nome Eco, o viu e no mesmo momento se apaixona pelo "lindinho," mas lógico que o rapariga não gostou da mirada. 
Guru-Espejito-Espejito-5
Não é sempre assim, os lindinhos nunca dão bola para a gente, não é verdade? Passado alguns dias, em uma outra caminhada - na época não se falava em cooper - Narciso com muita sede, resolve beber água de uma fonte muito límpida, nesse exato momento, o que acontece? Acertou! Lógico que ali ele se vê refletido no espelho das águas e ali mesmo enlouqueceu de amor pelo próprio reflexo. Imagina se fosse num espelho?
Guru-Espejito-Espejito-7
O lindinho, agora ciente da sua beleza, enlouqueceu literalmente, não tinha olhos nem ouvidos para mais nada, só pensava na sua beleza (devia ser bonito mesmo). Para encurtar a conversa: a
 loucura e a dor eram tão grande que ele mergulha no espelho e desaparece no encontro impossível. Escafedeu-se! Narciso não criou laços e nem partilha seu encanto.

Guru-Espejito-Espejito-8
Perde-se na imagem de si. E a garotinha que se apaixonou por ele, a tal da ECO (alguma semelhança?). Ela também se perde (cotovelo doído) e, no desencontro, entrega-se à repetição compulsiva, sem poder se separar da miragem idealizada.
Guru-Espejito-Espejito-9
Tudo isso para dizer que a origem da palavra Narcisismo, vem dessa estorinha e é um dos conceitos mais conhecidos de Freud. Por isso, cuidado com os espelhos. Por que vira e mexe nos deparamos com eles pela casa e em todos locais que vamos. Posso até acrescentar que vivemos numa geração que vive a procura de "espelhos" e, é só um clique e pronto lá está a imagem exposta querendo dizer tudo ou dizendo tudo sobre a "minha pessoa". O "espelho" hoje parece ser tentador e uma verdadeira adoração corpo. É necessário uma reflexão individual. O que faço com o espelho? O que ele diz sobre mim? Não precisa fugir do espelho!
Guru-Espejito-Espejito-10
O narcisismo não constitui por si só uma patologia, ele é um integrador e protetor da personalidade e do psiquismo.


Guru-Espejito-Espejito-11
        Lewknowicz (2005) fala-nos que estamos vivendo em uma cultura com características crescentemente narcisistas; onde há um predomínio do uso da imagem de ação em vez da reflexão para lidar com a ansiedade e um incentivo exagerado ao consumismo e ao culto ao corpo.
Nos pacientes de funcionamento narcisista há uma exagerada preocupação com a aparência; pequenos defeitos físicos são intensamente valorizados. Apresentam uma necessidade exagerada de serem amados e admirados, buscam elogios e se sentem inferiores e infelizes quando criticados ou ignorados.
Tem pouca capacidade para perceber os outros, levando a vida emocional superficial. Há inclusive uma forte dificuldade de formar uma verdadeira relação terapêutica.
Como o Mito do Narciso, o paciente com esse tipo de funcionamento constrói sua sensação de engrandecimento da auto-estima através de uma intensa desvalorização, rejeição e abandono dos objetos. E sobre a base dessa rejeição que o organismo se estrutura. (Lewkowicz, 2005).


Fonte:http://psicologado.com/abordagens/psicanalise/introducao-ao-conceito-de-narcisismo#ixzz36AeEGfeW
Psicologado - Artigos de Psicologia


Nenhum comentário: